leituras

Café e chocolate...novas comparações

Café e chocolate...novas comparações

Entusiasmo-me em encontrar e criar comparações entre o café e as melhores coisas da vida...primeiro o vinho (edição dez/jan), agora aquela que, se não o melhor casamento, um dos mais intensos casos de amor com a nobre bebida: o chocolate!Quem nunca mergulhou um pedaço de chocolate em uma xícara de café, ou não pediu um capuccino esperando um chocolate-quente com toque de café - o que diga-se de passagem, foi batizado pelos austríacos que, maculando o então capuccino italiano, o verdadeiro, acabaram revelando uma das mais cobiçadas combinações em todas as cafeterias do mundo, o capuccino vienense.

Agora, há sinal maior desse amor que um pedaço de tiramissu?
No aspecto histórico-qualitativo ambos se encontram também. Assim como o café tem no Brasil seu maior solo produtivo mundial, mas é da Europa que vem sua maior fama de qualidade industrial - antigo paradoxo; o chocolate tem também o Brasil como um grande produtor de sua principal matéria-prima, o cacau, mas da mesma forma é na Europa que se conhecem as principais marcas de qualidade.

Esse cenário vem mudando. Assim como temos hoje no Brasil uma alavancada na indústria de cafés especiais, temos chocolates brasileiros já sendo produzidos com caráter D.O.C. (Denominação de Origem Controlada), o que denota um cuidado especial em toda a sua cadeia produtiva.

Apesar de tantas misturas possíveis, para mim ainda nada substitui o puro espresso com notas de chocolate. E isso é verdade. Em especial os cafés colhidos na região da Alta Mogiana de São Paulo, que entre acidez e corpo, oferecem claramente nuances do chocolate.

Então fica minha dica: quer degustar um espresso com 'gostinho' de chocolate, busque blends gourmet que contenham também grãos da Alta Mogiana, certamente sentirá esta relação de amor aquecer tua boca e, quiçá tem coração!
 
Por Carlos Eduardo da Costa

« Voltar

Instagram